segunda-feira, 18 de abril de 2011

depressão parte mil

todo mundo parece tão cheio de certezas. sabem qual caminho seguir, qual escolha fazer, exatamente quem querem seguindo ao seu lado...
e eu nunca sei nada disso. nunca tenho certeza de nada. só deixo as coisas acontecerem, vou me guiando pelo o que sinto e quebrando a cara vez sim, vez também. decepciono a maioria das pessoas que amo, afinal minhas escolhas sempre soam tão erradas pra elas...

queria que fosse tudo mais leve. que fosse menos dolorido.
sinto um peso imenso nos ombros, nas pálpebras. um aperto no peito, um sufoco. repito pra mim "preciso de férias" e aí logo penso "mas férias de que?". não estou trabalhando nem estudando, não tenho nenhuma obrigação no momento, e ainda assim tudo me é muito difícil.
abrir os olhos toda manhã e ter um novo dia para encarar... tão sofrido.

às vezes tenho tanta inveja de todo mundo. de conseguir viver, simplesmente isso: viver. conseguir sair e se divertir com os amigos, sem pretensão de nada, sem travas. demonstrar o que sente com um medo comum de julgamento, mas sem abandonos reais e irremediáveis. atender os telefonemas que são necessários e os que nem são tanto assim. ter ânimo pra ver tudo de novos ângulos. ter dias tristes e felizes, não viver entre depressões e euforias. de não precisar de remédios fortes e caros pelo resto da vida. de não carregar um estigma involuntário. de não precisar de mais que umas sessõezinhas de análise, e não uma vida toda de acompanhamento. de não ter que se adaptar à uma doença, e ainda assim escutar o tempo inteiro que é "falta de deus", "exagero", "falta de serviço", "cabeça vazia"...

se essas pessoas que acham legal falar "acordei meio bipolar", "estou bipolar", "acho que sou bipolar", "minhas escolhas são bipolares demais", etc etc, tivessem noção do que é viver com isso... se elas vivenciassem um décimo de uma depressão que toma conta de 3/4 da vida do bipolar... se elas virassem cobaia de remédios e dosagens, encarando médicos frios e hospitais estranhos... se tivessem que conviver com a falta de informação e o preconceito da própria família e amigos... se soubessem que 20% dos bipolares cometem suicídio DE VERDADE - não ficar ameaçando via tweet ou qualquer coisa que o valha... ahhh se elas soubessem como é sofrido ter uma doença mental e conviver com isso todos os dias da sua vida... com certeza não sonhariam em desejar, nem em tom de brincadeira, uma coisa dessas...

tudo tem sido muito pesado e cansativo.
e eu só queria ter coragem de escolher desistir.

7 comentários:

Anna Paula Passini disse...

Acredito que há níves de bipolaridade, que alguns são mais intensos como você falou do suicídio e alguns não são tão graves, mas mesmo assim continua sendo uma doença. Acho que só quem tem, pode falar, mas que não deve julgar as pessoas que falam 'acho que sou bipolar' porque talvez possa ser verdade, cada um sabe da dor que passa e da sua confusão, nada é comparado, nenhuma dor é igual, cada um senti de uma forma.
Imagino seu sofrimento, por ter algo tão grave, até entendo sua vontade de desistir, pra lhe ser sincera já pensei nisso tantas vezes, mas sempre tem algo que me faz tentar ver a vida de uma outra maneira e lutar por ela, e é isso que me mantém de pé até agora.

Ana disse...

Anna, concordo plenamente que essas coisas a gente não mede, não compara. Mas se a pessoa que diz "acho que sou bipolar" diz com fundamento, que busque tratamento, porque isso não é um "estado de espírito", um "estilo de vida", é UMA DOENÇA.
e existem sim TIPOS diferentes de transtorno bipolar, 5 pra ser mais exata, mas todos continuam sendo transtornos psiquiátricos que precisam de tratamento e que envolvem os mesmos riscos.
"estudo" e me informo muito sobre o assunto porque recebi o diagnóstico há anos, mas há pouco tempo decidi me tratar. o quadro estava piorando, como acontece com QUALQUER bipolar sem tratamento.
enfim, se quiser conversamos mais sobre depois :)

Michelle disse...

Sabe que independente da sua fase, seja euforia ou depressão, vou estar sempre ao seu lado.
Eu te amo demais, e tudo o que eu quero é te ver bem.
Vamos passar juntas por todos os obstáculos que você tenha que enfrentar.
E ignore as pessoas que gostam de dizer que se acham bipolar. Elas não devem ter a mínima noção de como é essa doença.

@sourainha disse...

dei aula por 4 anos pra crianças com necessidades especiais e nunca aceitei usar "portadoras de necessidades" ou "excepcionais" ao me referir à elas. porém, essa semana, em uma brincadeira no FB, acabei usando esses termos que já abominei.quem se diz bipolar não faz isso com intenção de ofender, faz pela simples ignorância da doença e das consequências reais que ela acarreta. as vezes, não pensamos no que X coisa significa e falamos sem pensar. principalmente hoje, quando "ser bipolar" e "ter TOC" virou cool.

quanto às indecisões e aos momentos depressivos causados pela doença, todos estamos suscetíveis a eles, com mais ou menos frequência. os anos e tratamentos psicoterápicos tem uma parcela nessa possível melhora - além dos amigos, que dão aquela forcinha.

Andante disse...

Cada um sabe o peso da dor que carrega no coração, não somos fortes ne heróis, somos sempre os das sombras, os querem ficar em algum lugar da natureza humana, não nomeado, apoio no silêncio e na compreensão, no respeito olhe como sangramos sempre por tudo, que nos cerca, sangramos sentados na calçada, na vala, enquanto pedras do julgamento, vão caindo e nos soterrando dia após dia.

Kine disse...

dentro de tudo isso ainda me faz te achar a pessoa mais forte do mundo.


tô sempre aí ♥

A Equilibrista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.