terça-feira, 18 de janeiro de 2011

you're pretty, pretty, pretty...




conversava na terapia sobre o momento em que decidi que não queria mais ser a 'menina inteligente' e sim a 'menina bonita'. estava cansada de elogios sobre minha facilidade de aprendizado, meu bom vocabulário com tão pouca idade, minhas redações que ganhavam prêmios pra escola... queria que reparassem no quanto os cachinhos dos meus cabelos eram imperfeitamente lindos, nos meus olhos pequenos e expressivos, no nariz empinadinho que todas as minhas amiguinhas invejavam, nas mãos que pareciam de gente grande de tão bem torneadas.
a beleza nunca foi uma virtude, ela é um vício. entorpece, alucina, aprisiona.
e então Listhiane me contou que no Japão um amigo dela disse pra uma menina que ela era linda. e ela respondeu 'como você diz isso? você não me conhece'.
tive vontade de viver para sempre no Japão, onde as pessoas são um tanto excêntricas (pra não dizer estranhíssimas) mas reconhecem e respeitam o que é realmente belo.
temos essa necessidade retrógrada de reconhecimento, de aplauso, admiração. que seja, mas seja então pelo o que realmente vale: o sorriso imperfeito que te faz sentir cócegas, as frases mal conjugadas que te impulsionam a seguir em frente, a ânsia infantil de vida e conhecimento, o corpo fora dos padrões que te arrepia e se encaixa no seu.
e são tantos os absurdamente lindos que nos cercam! e somos também tão lindos, mesmo passando a vida inteira tentando consertar bonecas e sermos magicamente consertados.
que da próxima vez que me digam 'você é linda', estejam falando do que habita em mim.
e que eu seja capaz de buscar cada vez mais beleza para o que não é visto com os olhos de fora.


"Joely... don't ever leave me."

Um comentário:

Kine disse...
Este comentário foi removido pelo autor.